Home / Quem Somos / Quem Somos

Quem Somos


Irmandade da Misericórdia

Principiou por Irmandade dos Passos, cuja capela foi depois reformada e ampliada. A Misericórdia de Azurara foi instituída por alvará régio de 20 de Abril de 1566. Serviu-se do primeiro compromisso da Misericórdia de Lisboa de 1516, para o que foi autorizada por El-Rei D. Sebastião, em 30 de Julho de 1577. Estes e muitos outros documentos encontram-se em bom estado no seu cartório.

Em 1612 os seus estatutos foram tirados novamente do compromisso novo da Misericórdia do Porto, confirmados por Alvará Régio, de 30 de Março, do mesmo ano.

Existia também nesta Igreja a Confraria dos Clérigos da Maia, Azurara, Vila do Conde e Marinhas, instituída em 1642 e finda em 30 de Julho de 1792. O extinto Hospital de S. João Evangelista teve a sua inauguração em 16 de Setembro de 1855, foi fundado pelo major de milícias, João Ferreira Tinoco. No Salão Nobre da Irmandade exibem-se os retratos a óleo deste e outros ilustres Benfeitores Azurarenses.

Do arquivo da Misericórdia consta, todavia, a existência de outro hospital anterior. Na capela-mor da igreja, jaz o benfeitor Francisco Gonçalves Vila-Chã, piloto, que mandou fazer a dita capela em 1604, a qual foi reconstruída e ampliada em 1814. Na capela lateral, «do Crucificado», jaz outro benfeitor, o capitão Manuel Lopes Nauzinha, Cavaleiro da Ordem de Cristo, em sepultura de mármore, brasonada.

Atualmente desenvolvemos a atividade de apoio à infância no Equipamento «Jardim Escola - Misericórdia de Azurara» com as Respostas Sociais de CRECHE e PRÉ-ESCOLAR além de outros apoios pontuais na área social a famílias carenciadas.

 

 

“Na tradição viva do cristianismo autêntico,

não se vai ao céu sem passar pela terra,

nem se chega a Deus sem servir o próximo”.

D. Manuel Clemente

Cardeal Patriarca de Lisboa